Festival em Teresina reúne Marco Pereira, Alessandro Penezzi, Elodie Bouny e Daniel Murray

Festival-de-Violao-de-Teresina
Desta sexta (17) até domingo (19), haverá intensa programação de recitais e master classes e palestras. O elenco é formado também pelos violonistas piauienses Damião Bezerra, Wellington Torres, Felipe Vilarinho, além da Orquestras de Violões de Teresina e de Corrente

O fino do violão: 90 anos de Paulinho Nogueira

Paulinho-Nogueira-Violao
Paulinho Nogueira é um melodista e harmonizador genial, um autêntico showman, sensível, repleto de carisma, balanço e técnica sui generis. Um mediador de universos culturais distintos, cuja obra deixou rastros expressivos na cena instrumental, no cancioneiro popular, na educação musical e na luteria pátrias. Particularizam a diversidade motora de sua estilizada tocabilidade, o timbre cristalino das polpas dos dedos com unhas curtas da mão destra e artifícios técnicos como chord melody, tapping, pedal tone, slide (arraste), pizzicato, campanella, rasgueo, tremolo, percussão no tampo, encordoamento híbrido (1ª corda de aço e demais de nylon)...

Recitais mostram panorama musical do compositor Sergio Roberto de Oliveira

Sergio-Roberto-de-Oliveira
Uma mostra sobre o legado de Sergio pode ser conferida em dois recitais sob o título A Música de Sergio Roberto de Oliveira, nesta sexta-feira (27/10), às 19h (no Teatro Municipal Ziembinski), e no domingo (29/10), às 11h (no Centro da Música Carioca Artur da Távola), no Rio de Janeiro. Organizados pelo violonista Luís Carlos Barbieri, as apresentações contam com Marco Lima (violão), Doriana Mendes (soprano), Miriam Grosman (piano), Duo Santoro (violoncelos), o Quarteto de Clarinetes e Quarteto Atlântico (cordas).

Acervo lança partitura inédita de Sergio Roberto de Oliveira. Baixe grátis

Sergio-Roberto-de-Oliveira-Partitura
Para marcar o aniversário de nascimento do compositor carioca Sergio Roberto de Oliveira (1970-2017), que nesta terça-feira (24) faria 47 anos, o Acervo Digital do Violão Brasileiro lança a partitura inédita Madureira, para violão solo. Baixe grátis o PDF deste choro feito em homenagem ao Guinga e que teve estreia em audição pelo violonista Marco Lima. A sugestão para que o Acervo editasse a peça partiu do próprio compositor, a partir do convite do produtor Alessandro Soares, diretor do portal.

Festival de Violão em Porto Alegre reúne concertistas internacionais

Festival-de-Violao-da-UFRGS-Daniel-Wolff-Eduardo-Isaac
Reunindo alguns dos maiores violonistas da atualidade, o IX Festival de Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começa nesta terça-feira (03/10) e ocorre até domingo (08/10) em Porto Alegre, no Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS. Coordenado pelo professor Daniel Wolff, o evento traz nomes internacionais como o argentino Eduardo Isaac (premiado em concursos internacionais de relevância mundial, com discos gravados pela Decca, GHA e Sony Classical), o italiano Alessio Nebiolo (professor do Conservatório de Genebra), os argentinos Javier Bravo e Silvana Saldaña (da Universidade Nacional de Artes de Buenos Aires), Marcos Dalmacio, Conrado Paulino e o duo de flauta e violão peruano Matices. Do Brasil, teremos o duo formado pelos celebrados Marco Pereira e Paulo Bellinati, além da violonista e musicóloga carioca Márcia Taborda e os mineiros Michel Maciel e Guilherme Vincens. A prata da casa está muito bem representada pela camerata Violões de Porto e pelos professores de violão da UFRGS e seus convidados.

Tags