O Globo - Música na internet: Um sarau e muitas pepitas

Matéria de João Máximo publicada em 1 de agosto de 2016 no caderno de cultura do jornal O Globo.

Toninho Horta é tema de minidoc com Carlos Walter e Tabajara Belo

Carlos-Walter-Tabajara-Belo
O Acervo Violão Brasileiro lança nesta terça-feira (11/12) em seus canais na internet o minidocumentário Toninho Horta 70 Anos, uma homenagem ao compositor e violonista mineiro pelo 70º aniversário, comemorado no último dia 2 de dezembro. No filme dirigido pelo jornalista Luís Evo, os músicos Carlos Walter, Tabajara Belo e André Cabelo, conterrâneos de Toninho, falam sobre o artista e tocam algumas de suas composições em arranjos especialmente feitos para a produção.

A música peruana e o legado do violonista Raúl García Zárate - parte 2

Fabiano-Borges
Na sequência do artigo publicado em 16 de outubro aqui no Acervo, por ocasião do primeiro aniversário de morte do violonista Raúl García Zárate, trago agora algumas considerações sobre as peculiaridades da música peruana, a partir de minhas experiências como músico naquele país – onde visitei diversas vezes a partir de 2006.

Começa nesta quinta-feira (29/11) o Encontro de Alaudistas do Brasil

Encontro-de-Alaudistas-do-Brasil
Nesta quinta-feira (29/11) ocorrerá o Encontro de Alaudistas do Brasil, que contará com uma série de palestras, concertos, master classes e mesas redondas realizadas por músicos como Anderson de Lima, Bruno Inácio, Dagma Eid, João Raone, o grupo TriOupe e Alexandre Ribeiro. O evento ocorrerá nas cidades paulistanas de Tatuí, Santo André e São Paulo e será encerrado no domingo (02/11). O principal intuito do encontro é difundir conhecimento sobre os instrumentos pelo país e estimular a pesquisa histórica sobre eles.

Vinícius Sarmento dá sequência à série de vídeos sobre violão no Recife

Vinicius-Sarmeto-Violao-Pernambucano
Vinícius Sarmento foi um garoto prodígio do violão. “Foi” porque hoje, aos 26 anos, já se tornou um dos grandes profissionais do instrumento no Brasil. Tinha 8 quando começou a tirar os primeiros acordes e aos 10 já se apresentava profissionalmente. Um pouco dessa história ele conta no segundo vídeo da série do Acervo Digital do Violão Brasileiro sobre violonistas de Pernambuco, que será lançado em 26 de novembro. Além do breve papo, Vinícius toca Valseana, de Sergio Assad, músico que o fez se aproximar mais do universo erudito. “Conhecia o trabalho do Sérgio como intérprete – obviamente eu ouvia o Duo Assad –, mas o de compositor para violão solo, não. E foi um espanto quando conheci”, lembra Vinicius.
NIG

Tags