Paul McCandless, Paul Hanson, Toninho Horta e Aliéksey Vianna são atrações do Tabuleiro Jazz em Minas

Alieksey-Vianna-Paul-McCandless-Paul-Hanson-Tabuleiro-Jazz
O melhor lugar do Brasil para passar este final de semana é, sem dúvida, o município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, onde ocorre o Tabuleiro Jazz Festival. Ao menos para quem gosta de shows jazzísticos, o programa é imbatível. Neste sábado (28/04), às 18 horas, começa a apresentação do americano Paul Hanson, considerado o maior fagotista da história, junto com o guitarrista mineiro Magno Alexandre, acompanhado pelo baterista Márcio Bahia e o baixista Enéias Xavier. Com programação até segunda-feira (30), o festival reúne também Joyce Moreno e Toninho Horta, o lendário oboísta do grupo Oregon, Paul McCandless, ao lado do violonista mineiro Aliéksey Vianna, e mais o contrabaixista suíço Stephan Kurmann, o pianista americano Mike Eckroth e o baterista Lincoln Cheib. E a ainda o irrequieto Carlos Malta e banda Pife Moderno.

Yuri Marchese faz recital em Brasília na Casa Thomas Jefferson

Yuri-Marchese-em-Brasilia
Foi em Brasília, mais precisamente na 602 Sul, no verão de 2006, que o capixaba Yuri Marchese decidiu abandonar a guitarra e o rock para se dedicar ao violão erudito. Agora o violonista se apresenta pela primeira vez na cidade como solista clássico nesta sexta-feira (27/04), às 20 horas, no auditório Casa Thomas Jefferson (SEP SUL 706/906). E até sábado (28/04), ele realiza master classes em Brasília. Interessados podem se inscrevem pelo acervoviolaobrasileiro@gmail.com Radicado em Londrina, após anos estudando em Portugal, fazendo turnês pela Europa e acumulando prêmios, Yuri fará um espetáculo com aquela pitadinha de afetividade pela capital do país.

Fábio Zanon abre Série de Violão da Cultura Artística

Fabio-Zanon
Fábio Zanon abre a temporada 2018 da Série de Violão da Cultura Artística, nesta terça-feira (24/04), no Auditório do MuBE. O repertório mescla grandes autores do repertório clássico, compositores que deixaram um importante legado ao violão e autores latino-americanos.

Choros de Alencar 7 Cordas são lançados em livro de partitura

Alencar-7-Cordas-Partituras-Alencarinos-Fernando-Cesar-Lucas-de-Campos
A obra do mestre Alencar 7 Cordas finalmente agora está parcialmente imortalizada em partitura e disponível no mercado. O livro Alencarinos: choros de Alencar 7 Cordas reúne as 15 músicas do CD Alencarinos (lançado em 2015). São cerca de 150 páginas de transcrições para instrumentos em C, instrumentos em Bb, violão de 6 cordas e violão de 7 cordas, com os arranjos originais do disco. O álbum de partituras foi idealizado por Lucas de Campos e escrito em parceria com Fernando Césa, com revisão de Everaldo Pinheiro. Nesta quinta-feira (19/04) haverá pocket show de lançamento do álbum de partituras com o Regional Alencarinos, na Escola de Música de Brasília, com entrada franca. O grupo é composto de Fernando César (violão de 7 cordas e direção musical), Lucas De Campos (violão de 6 cordas), Pedro Molusco (cavaquinho), Márcio Bezerra (clarineta) e Júnior Viégas (pandeiro)

Jornada violonística em Uberlândia promove recitais e gravações abertas a alunos

Jornada-Violonistica-Urberlandia
A partir desta quarta-feira (04/04) a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, será palco da Jornada Violonística UFU / Violão & Violão. O evento é uma iniciativa do curso de Música da instituição e do grupo Violão & Violão. Além de fomentar a cena na região do triângulo mineiro, o festival contará com alguns dos violonistas e professores mais destacados do país, a exemplo de Amadeu Rosa, Duo Ericsson Castro e Andrea Paz, Francisco Araújo, André Campos e Sandra Alfonso.
NIG

Tags