Posts encontrados para tag Luís Carlos Barbieri

XI Mostra de Violão Fred Schneiter começa nesta terça (14) no Rio

Festival reúne Paulo Porto Alegre, Nicolas de Souza Barros, Luís Carlos Barbieri, Duo Vincens-Maciel, Elodie Bouny, Marcello Gonçalves, Armildo Uzeda e Osvaldo Burucuá

XII Mostra Fred Schneiter começa nesta quinta (01)

Elenco do festival, que ocorre até sexta (02) na Sala Cecília Meireles (centro do Rio), inclui Luis Leite, Maria Haro, Luis Quintero e o Trio Grajahu, formado por Luís Carlos Barbieri, Max Riccio e Vicente Paschoal. O concurso de violão ocorre nos dias 8 e 9.

Acervo relembra aniversário de Fred Schneiter e destaca concurso em sua homenagem

VII Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter será realizado na quinta (08) e na sexta (09). Seis candidatos concorrem a esta edição e se apresentam no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles. São eles Eric Dalles, Aulus Rodrigues, Anna Leone, Richard Wang João Henrique e Lucas Gralato

Acervo Digital do Violão Brasileiro é finalista do Prêmio Vivo Música Que Transforma

O Portal concorre na categoria Música que Conecta

Acervo lança partitura inédita de Sergio Roberto de Oliveira. Baixe grátis

Para marcar o aniversário de nascimento do compositor carioca Sergio Roberto de Oliveira (1970-2017), que nesta terça-feira (24) faria 47 anos, o Acervo Digital do Violão Brasileiro lança a partitura inédita Madureira, para violão solo. Baixe grátis o PDF deste choro feito em homenagem ao Guinga e que teve estreia em audição pelo violonista Marco Lima. A sugestão para que o Acervo editasse a peça partiu do próprio compositor, a partir do convite do produtor Alessandro Soares, diretor do portal.

Recitais mostram panorama musical do compositor Sergio Roberto de Oliveira

Uma mostra sobre o legado de Sergio pode ser conferida em dois recitais sob o título A Música de Sergio Roberto de Oliveira, nesta sexta-feira (27/10), às 19h (no Teatro Municipal Ziembinski), e no domingo (29/10), às 11h (no Centro da Música Carioca Artur da Távola), no Rio de Janeiro. Organizados pelo violonista Luís Carlos Barbieri, as apresentações contam com Marco Lima (violão), Doriana Mendes (soprano), Miriam Grosman (piano), Duo Santoro (violoncelos), o Quarteto de Clarinetes e Quarteto Atlântico (cordas).

Pesquisador revela segredos e estratégias para a performance musical em duo de violões

Autor da dissertação “A Construção da performance musical em duo de violões”, Helder Pinheiro defende uma série de estratégias de estudos para uma performance em duo de violões. Segundo ele, os integrantes de um duo precisam escolher a poética interpretativa que irão trabalhar antes mesmo de executarem uma nova obra. E enumera os parâmetros básicos para um duo aperfeiçoar a expressão musical: definir articulações, criar uma pulsação conjunta, fazer a devida execução das dinâmicas e dos planos sonoros.

Memória: Jose Luis Lara e o verdadeiro tesouro

Três meses após o assassinato do violonista venezuelano Jose Luis Lara, o carioca Luís Carlos Barbieri escreve artigo especial para o Acervo sobre a amizade com o músico e o impacto que sua morte gerou entre os colegas brasileiros.

Yamandu Costa estreia nova temporada do Movimento Violão

O Movimento Violão completa 15 anos este ano com direito a ritos de passagem dignos de sua revolucionária história. Nesta quarta-feira (05/09), Yamandu Costa faz a estreia da nova temporada, no Sesc Consolação, em São Paulo. A programação inclui workshop às 15h e show às 21h. Como é de praxe, Yamandu não costuma antecipar o repertório, mas garante apresentação contagiante, num misto de virtuosismo e a genial musicalidade, que arranca uivos da plateia nos principais teatros do mundo.

15ª Mostra de Violão Fred Schneiter marca os 90 anos de Nicanor Teixeira e de Edino Kriger

A 15ª Mostra de Violão Fred Schneiter começa nesta segunda-feira (08/10) e vai até sexta (12/10), na Sala Cecília Meireles - Espaço Guiomar Novaes, no Rio de Janeiro. Nesta edição, o evento homenageia os 90 anos de vida dos compositores Nicanor Teixeira e Edino Krieger. A lista de convidados inclui Maria Haro (uruguaia radicada no Rio de Janeiro), Silvina López e Marcos Pablo Dalmacio (Argentina), Duo Encuentro De Dos Mundos (Chile), Duo CellAr (Chile/Alemanha), Marco Lima (RJ) e a Camerata de Violões, que tocará com o próprio Barbieri (RJ), por 14 anos parceiro de Fred Schneiter no Duo Barbieri-Schneiter.

Luís Carlos Barbieri e Maria Haro se apresentam nesta quarta (07/11) pelo Movimento Violão

Quando Rio de Janeiro e Bahia sentam à mesa pra conversar, a música sempre agradece. Mais conhecida na MPB, a riqueza estética desse diálogo é evidente também no violão de concerto. Que o digam Luís Carlos Barbieri e Maria Haro, dois dos melhores intérpretes cariocas e que dedicam parte da carreira revelando e salvando obras de compositores baianos. Nesta quarta-feira (07/11) às 21 horas, ambos sobem ao palco do Sesc Consolação, em São Paulo, dentro do Movimento Violão, um dos mais importantes projetos sobre o instrumento no mundo.
NIG

Tags