Festivais

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04)

(Fábio Bartoloni)

Por Alessandro Soares

Votorantim, no interior de São Paulo, recentemente virou meme em redes sociais no embalo da Copa do Mundo. A foto mostrava o letreiro da cidade em sentido invertido, Mitnarotov, e a legenda sugeria que o local era na Rússia, onde haveria jogo da Seleção Brasileira. Brincadeiras à parte, a verdade é que o município produz ótimos eventos dedicados a outra paixão nacional. Nesta quarta-feira (04/07) e na quinta (05/05) ocorre a II Mostra de Violão da Escola de Música de Votorantim (EMV) Maestro Nilson Lombardi.

O recital de abertura será com a jovem Thamires Camargo Alves, às 18h30, que vai interpretar Matteo Carcassi, Mauro Giuliani e Fernando Sor, entre outros compositores clássicos e românticos. Em seguida, às 19 horas, quem se apresenta é Michel Pradelli, professor de Teoria Musical da EMV. Michel substitui o violonista David Costa, que integrava o elenco da mostra mas teve de se afastar para se recuperar de uma lesão.

(Thamires Camargo Alves)

Na quinta às 11 horas, o público vai conhecer o violonista Natã Vinicius, seguido pelo premiado Amadeu Rosa, coordenador pedagógico e curador da Mostra. Dedicado à execução e produção de repertório para o Altoguitar (violão de 11 cordas), ele vai tocar a transcrição que fez da BWV 995 de Bach, os Estudos de Frederick Hand e as 5 Bagatelas de William Walton.

Amadeu frisa o papel da mostra pela diversidade sonora e de estilos. “Thamires é um talento aqui da região de Votorantim, tendo iniciado os estudos musicais própria EMV, como é o caso de Natã Vinicius, que também apresentará repertório integralmente de peças do século XVIII, e fará a abertura do meu concerto”, destaca.

(Natã Vinícius)

Às 14 horas da quinta-feira, Fábio Bartoloni, professor da Unesp e doutor em Música pela Universidade do Arizona, vai dar palestra sobre a formação musical em universidade estrangeiras, como foco em sua experiência nos Estados Unidos. “Muitos alunos que pretendem seguir carreira musical e acadêmica sempre buscam mais informações sobre como é a estrutura e como são os trâmites para ingressar em uma universidade estrangeira. Questões como a vida estudantil, forma de ingresso, rotina acadêmica e outros assuntos serão debatidos por Fábio”, antecipa Amadeu.

Depois, às 15 horas, Lucas Siqueira lançará o disco Violão Vale-Paraibano, com repertório inteiramente autoral, trabalhando a linguagem musical típica dessa região, além de obras que foram significativas em sua prática musical, como Paulinho Nogueira e Chrystian Dozza.

(Lucas Siqueira)

Já às 17h30 é a vez do concerto/palestra do Duo Ericsson&Andrea, que vão falar do tema “Sobre o tempo”, abordando as possibilidades sonoras do violão dentro do contexto da música experimental. “Durante séculos, o tempo tem sido assunto em tópicos científicos, filosóficos, artísticos. Em música, o tempo é figura imprescindível, nos séculos 20 e 21. Temos o tempo preciso e energético de um Stravinsky, um Bartok, o tempo da complexidade rítmica de um Carter, um Ferneyhough, ou o tempo intuitivo, por vezes livre de um Cage ou Stockhausen”, diz o release desse novo projeto do duo.

No concerto, o Duo Ericsson&Andrea vai fazer o lançamento do CD Sobre o Tempo (pelo selo Violão&Violão), tocando repertório do disco, a exemplo de Aranea Telam (de André Campos Machado), Instantanea#1 (Rafael Fajioli de Oliveira) e Chronos-Kairos (que Manuel Falleiros compôs especialmente para o duo). O duo vai apresentar ainda Treffpunkt (Aus den sieben Tagen), de Karlheinz Stockhausen, e a única que não faz parte do CD.

Encerrando a mostra, Fábio Bartoloni vai interpretar Bach (Suíte BWV 1009 para cello, arranjo de Frank Koonce para Violão), Agustin Barrios (Un Sueño En La Floresta), Manuel Ponce (Sonata Romântica), Villani-Côrtes (Flora e Fauna), Paulo de Tarso Salles (Miniatura 5) e Giacomo Bartoloni (Sonata Retratos)

Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e Lazer de Votorantim e da Escola de Música de Votorantim "Maestro Nilson Lombardi", a II Mostra de Violão Votorantim tem apoio do coordenador administrativo da EMV, Wesley Rebolo.

(Amadeu Rosa)

Serviço:

II Mostra de Violão da Escola de Música de Votorantim (EMV) Maestro Nilson Lombardi.

Local: Espaço Multicultural da EMV (Av. São João, 649, Votorantim).

Entrada Franca.

Programação

Quarta-feira (04/07)
18h30 Recital: Thamires Camargo Alves
19h Recital: Michel Pradelli

Quinta-feira (05/07)
11h Recital: Natã Vinicius / Amadeu Rosa
14h Palestra: Fabio Bartoloni
15h Recital: Lucas Siqueira
17h30 Recital/Palestra: Duo Ericsson & Andrea
19h Recital: Fábio Bartoloni

VOLTAR
NIG

Tags