Voltar

Grandes duos marcam o Festival Assad, em São João da Boa Vista (SP)

Postado em Festivais em 20/07/2017

Grandes duos marcam o Festival Assad, em São João da Boa Vista (SP)

A plateia do centenário Theatro Municipal, em São João da Boa Vista (SP), vai poder conferir de quarta (26) a domingo (30) um elenco memorável de grandes duos musicais, marca registrada do Festival Assad 2017, evento internacional, que reúne instrumentistas reconhecidos no Brasil e no exterior,. A programação deste ano homenageia as vertentes musicais da Família Assad, que vai do erudito ao popular, das cordas à percussão e piano. Todos os espetáculo no teatro são gratuitos e ocorrem ás 20h30. os convites devem ser retirados sempre com uma hora de antecedência.

A abertura do evento, na quarta-feira (26), terá a presença do duo formado pelo violonista belga Boris Gaquere e a francesa Gaëlle Solal. Com sua presença artística, Gaëlle quebra regras estabelecidas e entusiasma sempre o público onde se apresenta. Gaquere é formado em violão clássico nos Conservatórios Reais de Bruxelles e Mons nas turmas de Sergio e Odair Assad.

Grandes duos marcam o Festival Assad, em São João da Boa Vista (SP)

Na quinta-feira (27), subirá ao palco o Duo Siqueira Lima, composto pelo mineiro Fernando Lima e a uruguaia Cecília Siqueira. Com técnica instrumental impecável, interpretação detalhada e muito carisma, o Duo Siqueira Lima tem trabalho camerístico que comprova a tradição e o alto nível dessa formação no Brasil, estabelecendo um patamar artístico vislumbrado pelos jovens violonistas. Poucos músicos alcançaram tanto sucesso de público e crítica em tão pouco tempo quanto esse duo de violões, que estão entre os principais divulgadores do Brasil no exterior.

No dia seguinte, o festival terá a presença de Toninho Ferragutti e Marco Pereira. Com timbres que se ajustam perfeitamente em harmonias claras e profundas, o acordeão e o violão são excelentes veículos de transmissão da nossa cultura musical e o trabalho dos virtuoses é amarrado com suingue e lirismo. A parceria entre ambos iniciou em 2013. Em seguida gravaram o exelente disco Comum de Dois, formado por temas autorais, exceto pela releitura que fizeram de Dorival Caymmi, Ernesto Nazareth e Zé do Norte.

Grandes duos marcam o Festival Assad, em São João da Boa Vista (SP)

No sábado (20), o público assistirá ao Duo Gisbranco, que tem formação inusitada de dois pianos, tocados por Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. O repertório, que une o interesse de ambas por ritmos brasileiros e latinos e pelo jazz, explora ao máximo a sonoridade do piano na fronteira entre música popular e erudita.

Este ano, o Festival Assad trará uma novidade: às 11h, do domingo será realizada a apresentação do Coral Cantakitoca – com a regente Roberta Forte. A apresentação também será no teatro.

Grandes duos marcam o Festival Assad, em São João da Boa Vista (SP)

Choro na praça e oficinas gratuitas

Na sexta-feira (28) e no sábado (29), nos finais de tarde, a Praça Coronel Joaquim José, terá apresentações de choro, começando por Guilherme Girardi e Vitor Casagrande, às 17h30, seguido pelo bandolinista André Ribeiro e o violonista Micael Chaves. No dia seguinte, nos mesmos horários, é a vez dos grupos Choro e Prosa e Choro Pingado.

Um dos grandes diferenciais do Festival Assad é a oportunidade de um contato próximo e colaborativo entre os músicos durante as oficinas e masterclass.

Durante o Festival Assad serão realizadas oficinas e masterclass que dão oportunidade a músicos iniciantes de ter contato com grandes referências da música erudita e popular. As oficinas começam no dia 28 e seguem até no sábado. A participação é gratuita, o que colabora para a presença de participantes de todo o país. Participar é necessário se inscrever no site: www.festivalassad.com.br 

Grandes duos marcam o Festival Assad, em São João da Boa Vista (SP)

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS E MASTERCLASS

DIA 28/07

Sexta Feira, das 14h às 17h MASTER CLASS DUO SIQUEIRA LIMA Local: CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura Pça Cel. Joaquim Cândido,40. Centro.

DIA 29/07

Das 14h às 17h MASTER CLASS BORIS GAQUERE E GAËLLE SOLAL Local: CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura Pça Cel. Joaquim Cândido,40. Centro.

Das 14h às 16h OFICINA COM TONINHO FERRAGUTTI (ACORDEON) E MARCO PEREIRA(VIOLÃO) Local: Sala de Múltiplo Uso do Theatro Municipal Pça da Catedral, 22. Centro.

Das 16h às 18h OFICINA COM DUO GISBRANCO(PIANOS) Local: Palco do Theatro Municipal Pça da Catedral, 22. Centro.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.