Voltar

Gilvan de Oliveira comemora 50 anos de carreira com show e songbook

Postado em Shows em 26/04/2017

Gilvan de Oliveira comemora 50 anos de carreira com show e songbook - Foto: Sylvio Coutinho

Foto: foto Sylvio Coutinho

Com oito discos autorais lançados e participação especial em dezenas de gravações, o mineiro Gilvan de Oliveira celebra nesta semana 50 anos de carreira. Desde criança, quando ouvia a sanfona do avô, passando pelos 11 ou 12 anos, quando era baterista das bandas Os Pequenos Lordes e Os Átomos, até a formação musical com mestres, a exemplo do violonista conterrâneo José Lucena Vaz e do guitarrista de jazz americano Joe Diorio, além da fase atual, Gilvan tem muita história pra contar.

Um pouco dessa vasta linha do tempo na carreira do artista será apresentada em show nesta quinta-feira (27), às 21 horas, no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte. O violão de Gilvan será acompanhado por Breno Mendonça (sax), Felipe Moreira (teclados), Ivan Correa (baixo) e Serginho Silva (percussão). Na ocasiào vai ser lançado o songbook A música de Gilvan de Oliveira (Natura Musical).

Gilvan apresentará diversos gêneros musicais como frevo, samba, valsa e maracatu, num repertório composto por 14 canções. “Todas fazem parte do songbook e algumas nunca foram apresentadas em público. Iremos mostrar a riqueza, a beleza, a força, a diversidade e a grandeza da música brasileira feita em Minas Gerais”, diz Gilvan no release do evento.

Formado por 236 páginas, o songbook tem 33 partituras escrita para praticamente todos os instrumentos (em dó, si bemol, mi bemol e clave de fá), além de um CD duplo com 35 faixas. Algumas das peças são dedicadas a amigos, pessoas da família e compositores que influenciaram Gilvan. Entre eles, pessoas da família do violonista e nomes como Milton Nascimento, Tom Jobim, Dominguinhos, Toninho Horta e o baterista Esdras Neném Ferreira.

O trabalho é dedicado à memória de Fernando Brant (1946-2015) que, juntamente com Gilvan de Oliveira, compôs Amanhecer, Acalento, O Beco, Nossa Cidade e outras canções, todas elas presentes no livro.

O songbook tem edição trilíngue (português, espanhol e inglês).  “Ver minha história contada em letras e melodias é como fazer um mergulho dentro de mim”, diz o violonista. A ideia de fazer o songbook vem de longa data e foi inspirada na frase de Antonio Carlos Jobim. “O mestre Tom Jobim disse certa vez que tinha convites tentadores, mas o que ele gostaria mesmo de fazer era escrever a obra dele“, explica Oliveira.

O projeto que inclui o songbook e show de lançamento foi selecionado para receber patrocínio do Natura Musical no edital dedicado ao estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

Serviço

Lançamento de “A música de Gilvan de Oliveira – Songbook”

Data: 27 de abril

Horário: 21h

Local: Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2244, Lourdes)

Classificação: Livre

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5(meia). Venda na própria bilheteria do teatro ou no site Compre Ingressos.

 

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.