Violão e Mestres: história e sonho de uma revista

Revista-Violao-e-Mestres-Isaias-Savio-Turibio-Santos-Ronoel-Simoes
Na estreia como colunista do Acervo Violão Brasileiro, Ivan Paschoito conta a história da preciosa revista "Violão e Mestres", que circulou entre 1964 e 1968. Temos ali um painel muito razoável do que se fazia de mais significativo no violão brasileiro na década. O time que a produzia era formado por nomes muito importantes do violão da época, principalmente de São Paulo, onde era editada: Alberto Amendola Heinzl, Nelson Cruz, Isaias Sávio, Ronoel Simões. Colaboravam também Alfredo Scupinari, Manuel São Marcos, Antonio Rebello, Jodacil Damasceno, Milton Nunes e Nicanor Teixeira. Até recentemente o acesso a essa revista era restrito e poucos colecionadores e praticamente indisponível em sebos e bibliotecas públicas. Mas a partir da iniciativa de Ivan Paschoito, junto com o produtor Alessandro Soares, o violonista Paulo Von Bruck Lacerda (integrante da Camerata Violonística) e mais o aval da Giannini, a Violão e Mestres agora está sendo digitalizado pelo Acervo Digital do Violão Brasileiro para download gratuito.

Pesquisador revela segredos e estratégias para a performance musical em duo de violões

Helder-Pinheiro-Duo-Siquera-Lima-Duo-Abreu-Duo-Assad-Duo-Abreu
Autor da dissertação “A Construção da performance musical em duo de violões”, Helder Pinheiro defende uma série de estratégias de estudos para uma performance em duo de violões. Segundo ele, os integrantes de um duo precisam escolher a poética interpretativa que irão trabalhar antes mesmo de executarem uma nova obra. E enumera os parâmetros básicos para um duo aperfeiçoar a expressão musical: definir articulações, criar uma pulsação conjunta, fazer a devida execução das dinâmicas e dos planos sonoros.

SESC SP oferece curso de quatro dias sobre partitura com Ivan Paschoito

Ivan-Paschoito-Curso-Partitura
O violonista, arranjador e editor Ivan Paschoito vai ministrar o curso “A partitura como negócio: história, técnicas, perspectivas” entre 4 e 7 de dezembro (de segunda a quinta-feira), sempre das 15h às 17h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista). Não é necessária a leitura de partituras para participar do curso. A programação é bem abrangente, mas com destaque para o universo do violão.

Festival em Teresina reúne Marco Pereira, Alessandro Penezzi, Elodie Bouny e Daniel Murray

Festival-de-Violao-de-Teresina
Desta sexta (17) até domingo (19), haverá intensa programação de recitais e master classes e palestras. O elenco é formado também pelos violonistas piauienses Damião Bezerra, Wellington Torres, Felipe Vilarinho, além da Orquestras de Violões de Teresina e de Corrente

O fino do violão: 90 anos de Paulinho Nogueira

Paulinho-Nogueira-Violao
Paulinho Nogueira é um melodista e harmonizador genial, um autêntico showman, sensível, repleto de carisma, balanço e técnica sui generis. Um mediador de universos culturais distintos, cuja obra deixou rastros expressivos na cena instrumental, no cancioneiro popular, na educação musical e na luteria pátrias. Particularizam a diversidade motora de sua estilizada tocabilidade, o timbre cristalino das polpas dos dedos com unhas curtas da mão destra e artifícios técnicos como chord melody, tapping, pedal tone, slide (arraste), pizzicato, campanella, rasgueo, tremolo, percussão no tampo, encordoamento híbrido (1ª corda de aço e demais de nylon)...
< POSTS MAIS RECENTES

Tags