Agenda

Tome nota dos principais eventos relativos ao universo do violão em todas as regiões do país, Divulgue seu show neste espaço, enviando os dados para nossos contatos. As colaborações voluntárias são fundamentais para ampliar a divulgação da diversidade regional que caracteriza o violão brasileiro.

25/09/17

16h30 - Conrado Paulino - Workshop sobre "Harmonia e Acompanhamento para violão e guitarra"

Local: Instituto de Artes da UNESP - Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, 271 - São Paulo/SP (Ao lado do metrô Barra Funda)

03/10/17

20h - Jorge Caballero no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditório Tasso Correa do IA/UFRGS

Em 1996, aos 19 anos, Jorge Caballero foi o músico mais jovem e até hoje o único violonista a ganhar o concurso internacional Walter W. Naumburg, um dos mais prestigiados e cobiçados prêmios concedidos aos intérpretes musicais e comparável ao prêmio Pulitzer. Natural de Lima, no Peru, iniciou seus estudos no Conservatório Nacional, com Oscar Zamora, e aperfeiçoo-se nos Estados Unidos, na Manhattan School of Music, em Nova York. Considerado um dos principais representantes de sua geração, tem sido aclamado pela imprensa. O New York Times o chamou de “violonista magistral” e elogiou sua técnica “hábil e poderosa”. O crítico da Rosewood Guitar Magazine exclamou “Eu vi o futuro do violão, e seu nome é Caballero”.

04/10/17

20h - Daniel Wolf no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS

Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Recebeu bolsas da CAPES e CNPq para cursar Mestrado e Doutorado em Música na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque, recebendo o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho. Professor Titular da UFRGS, Wolff é constantemente requisitado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, México, Alemanha, Portugal, Colômbia, Uruguai, Argentina e Peru. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK). A revista britânica Classical Guitar o descreveu como “um talento impressionante”. A revista Guitar Player o considerou “um violonista de primeira grandeza”.

04/10/17

21h - Paulo Inda no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS

Paulo Inda: Violonista e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realiza concertos pela América do Norte, Sul, Europa e Ásia nos últimos 20 anos, apresentando um amplo repertório que inclui solos, música de câmara e concertos com orquestra. Mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, Paulo Inda estudou com alguns dos mais importantes nomes do violão atual, como Eduardo Fernández, Mark Delpriora e David Starobin, tendo atendido workshops ministrados por Manuel Barrueco, John Duarte e Leo Brouwer, entre muitos outros.

05/10/17

20h - Marco Pereira e Paulo Bellinati no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Salão de Atos (atrás do prédio da Reitoria)

Paulo Bellinati e Marco Pereira unem seus violões, arranjos e composições neste encontro inédito. Colegas do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo quando lá estudavam com Isaías Sávio, já dividiam suas paixões em comum pela música e pelo violão. Com brilhante carreiras individuais semelhantes e com vários CDs solo gravados nos USA, Europa e no Brasil, ambos conquistaram reconhecimento internacional tendo seus arranjos e composições gravados e tocados pelos maiores intérpretes da atualidade. Para esse encontro Pereira e Bellinati, além de apresentarem peças de seu repertório autoral consagrado, decidiram homenagear grandes mestres da música brasileira, incluindo obras de Dilermando Reis e Dominguinhos, adaptadas para a sonoridade desse novo duo.

06/10/17

20h - Alessio Nebiola no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditório Tasso Correa do IA/UFRGS

Alessio Nebiolo começou seus estudos musicais na Itália quando tinha oito anos de idade e obteve um diploma com distinção no conservatório A. Vivaldi, em Alessandria. Em 2003, obteve o “Diplôme de Virtuosité (Diploma de Concerto) no Conservatório de Lausanne, na classe de pós-graduação do violonista brasileiro Dagoberto Linhares. Mais tarde, completou seus estudos com “Diplôme de Soliste” (Diploma de Solista com orquestra) e, em 2005, foi vencedor do prêmio “Max Jost”, dedicado ao melhor solista do ano entre todos os instrumentos. Alessio participou de diversos festivais de música e foi solista de várias orquestras pelo mundo. Gravou nove discos na França, Itália, Holanda e México. Atualmente, é professor de violão no Conservatório de Música de Genebra, na Suíça.

06/10/17

21h - Duo Matices no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditório Tasso Correa do IA/UFRGS

Matices é um duo de flauta transversa e violão formado pela flautista Flor Vega Guerrero e pelo violonista Hugo Castillo Vargas, ambos formados e, atualmente, docentes do Conservatório Nacional de Música do Peru em suas respectivas especialidades. Seu repertório abarca diversos períodos e estilos, desde música do renascimento até a atualidade e está composto por obras originais para o formato de flauta transversa e violão, arranjos de orquestra, piano e conjunto de câmara, entre outros, da mesma maneira que trazem em seu repertório uma seleção do mais representativo da música peruana.

07/10/17

20h - Duo Vincens-Maciel no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditório Tasso Correa do IA/UFRGS

O Duo Vincens-Maciel é formado pelos músicos Guilherme Vincens e Michel Maciel, ambos violonistas reconhecidos no Brasil e no exterior. Iniciou suas atividades em 2012 e já se apresentou em importantes festivais e séries de concertos pelo país. Se dedicam a um repertório variado, que inclui obras brasileiras, latino-americanas, espanholas e outras. Guilherme Vincens é doutor em performance musical e etnomusicologia pela University of Arizona. Recebeu 11 premiações em concursos internacionais de violão, destacando o 1º Lugar no XI Concurso de Portland, EUA em 2003. Apresentou-se em importantes salas de concerto nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, México, Chile, Itália, Alemanha, Espanha, Portugal e Brasil. É professor do curso de música da UFSJ em São João del-Rei/MG. Michel Maciel é mestre em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Já se apresentou em algumas das principais salas de concerto do Brasil e no exterior (EUA, França, Suíça, Alemanha e Paraguai). Além disso, tocou com importantes nomes da música popular como Milton Nascimento, Toninho Horta, Cliff Korman entre outros. Desde 2013, é professor do curso de música da UFMG, em Belo Horizonte/MG.

07/10/17

21h - Flávia Domingues Alves (Damas do Violão – Fernanda Krüger e Amanda Carpenedo) no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditório Tasso Correa do IA/UFRGS

Flávia Domingues Alves: Mestre em Violão pela UFRGS e Bacharel em Violão pela Faculdade Musical Palestrina, Flávia foi professora do Departamento de Música do Instituto de Artes de 1982 até dezembro de 2016, e contribuiu para a formação de várias gerações de violonistas. Integrou o Quarteto ComTrastos de violões, grupo que gravou o CD Momento Característico, que destacou a obra de compositores gaúchos para esta formação instrumental. Atuou no Conjunto de Câmara de Porto Alegre tocando alaúde e harpa gótica e participou da gravação dos CDs “Tempo de Descobertas” e “Divina Decadência. Atualmente, integra o trio Damas do Violão, juntamente com Amanda Carpenedo e Fernanda Krüger. O grupo surgiu em 2014 com o intuito de reunir mulheres violonistas de três gerações diferentes e afirmar a presença feminina no meio violonístico brasileiro. Flávia também integra o grupo Música Mundana, que se dedica à pesquisa e interpretação de músicas de diferentes épocas e regiões, além dos trabalhos em duo com Lucas Alves, cantor, e Felipe Karam, multi-instrumentista, compositor, performer e educador, com conhecimentos em música erudita, folclórica, tradicional, world music e gêneros improvisados.

08/10/17

20h - Duo Saldaña-Bravo no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS

Duo Saldaña-Bravo: Em 2000, Silvana Saldaña e Javier Bravo decidiram formar um duo de violão dedicado a espalhar o repertório para esta formação instrumental. Ambos são graduados com medalha de ouro do Conservatório Manuel de Falla e licenciados em música com ênfase em violão na IUNA (Instituto Universitario de Arte). Em 2004, lançaram seu álbum "Duets", que inclui música do período barroco ao século XX. Em 2013, lançaram seu álbum "Carmen", dedicado à música de inspiração espanhola para dois violões, com grande sucesso de crítica e público. Silvana e Javier têm tocado como duo e como solistas nas principais salas de concerto da Argentina, EUA, México, Bolívia, Espanha, Brasil, Itália, Holanda, França, Paraguai, Alemanha, Suíça e Uruguai e participam de diversos festivais internacionais. Ambos trabalham em Buenos Aires como professores titulares de violão nos Conservatórios Superiores A. Piazzolla, M. de Falla e na Universidad Nacional de Arte.

08/10/17

21h - Conrado Paulino no IX Festival de Violão da UFRGS

Local: Local: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS

Conrado Paulino: O original estilo do violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino destaca-se pela sua linguagem harmônica moderna e pela equilibrada união entre virtuosismo e sensibilidade. A sua música brinda uma excelente combinação de repertório brasileiro, linguagem jazzística e recursos do violão clássico. Conrado realiza sério trabalho de escolha, resgate e recriação de temas e autores da MPB e intercala esta produção com músicas de sua autoria, atuando tanto como solista como com seu grupo, o Conrado Paulino Quarteto. Atualmente, Conrado Paulino se apresenta como solista e com o seu Quarteto, acompanha a cantora Alaíde Costa, é professor concursado da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), onde ministra os cursos de Violão, Guitarra-Jazz e de Harmonia, e é também consultor do Projeto GURI - Santa Marcelina da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ministrando cursos de capacitação para os professores do projeto.

12/10/17

18h - XIV MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER - Gilson Antunes

Local: Sala Cecília Meireles - Espaço Guiomar Novaes - Rio de Janeiro

GILSON ANTUNES, violão Maurice Ohana Tiento Gaspar Cassadó Leyenda Catalana João Octaviano Gonçalves Nocturno Leo Brouwer Tarantos Francisco Mignone Valsas 1 E 8 Heitor Villa-Lobos Valsa De Concerto N.2

12/10/17

19h - XIV MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER - MARIO YANIQUINI (Argentina)

Local: Sala Cecília Meireles - Espaço Guiomar Novaes - Rio de Janeiro

MARIO YANIQUINI (Argentina), violão Carlos Aguirre Pedacito de Rio Chacarera Juan Falu Rastro de Amor Gentil Montaña Corazon Errante Carlos Gardel / Lepera El Dia Que Me Quieras Cacho Tirao Milonga del Barbijo MARIO YANIQUINI e VICTOR RODRIGUES (Argentina), violões Marcelo Coronel Milonga Arrugada Yerbita Compañera Walter Heinze El Prometido Quique Sinesi Agostando Milonga para Grela

12/10/17

20h - XIV MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER - Victor Rodrigues

Local: Sala Cecília Meireles - Espaço Guiomar Novaes - Rio de Janeiro

VICTOR RODRIGUES (Argentina), violão Leo Brouwer El Decameron Negro - El arpa del guerrero - Balada de la doncella enamorada - La huida de los amantes por el valle de los ecos Agustín Barrios Mangore El Ultimo Canto Antonio Lauro Seis por derecho MARIO YANIQUINI e VICTOR RODRIGUES (Argentina), violões Marcelo Coronel Milonga Arrugada Yerbita Compañera Walter Heinze El Prometido Quique Sinesi Agostando Milonga para Grela

13/10/17

18h - XIV MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER - LUIS CARLOS BARBIERI

Local: Sala Cecília Meireles - Espaço Guiomar Novaes - Rio de Janeiro

LUIS CARLOS BARBIERI, violão Fred Schneiter - Suíte Sinuosa I – Mar Grande II – Cacha Prego III – Vazio IV – Bestetu

13/10/17

19h - XIV MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER - NICOLAS DE SOUZA BARROS

Local: Sala Cecília Meireles - Espaço Guiomar Novaes - Rio de Janeiro

NICOLAS DE SOUZA BARROS, violão Lançamento do CD “Chora, Violão!” Eduardo Souto O Despertar da Montanha (tango de salão) Henrique Oswald Il Neige Ernesto Nazareth Eponina (valsa) H. A. de Mesquita Batuque Ernesto Nazareth Guerreiro (tango brasileiro) Henrique Oswald Romanza e Scherzo (das Machiete Op. 2, Nos. 7 e 2) Isaac Albeniz Asturias

13/10/17

20h - XIV MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER - GIORDANO PASSINI (Itália)

Local: Sala Cecília Meireles - Espaço Guiomar Novaes - Rio de Janeiro

GIORDANO PASSINI (Itália), violão Ennio Moricone Film Suite (Transcrição de Carlo Marchione) J.K.Mertz Tarantella Mauro Giuliani Rossiniana 1

24/10/17

09h - Primeiro simpósio internacional de violão

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte - MG).

Encontro acadêmico que visa proporcionar o diálogo na América Latina quanto à produção científica e artística relacionada ao violão. As atividades começam 9h e vão até as 22h. Uma vez que esse instrumento é muito presente nas práticas musicais latino-americanas em geral, pode-se presumir que as discussões do evento irão ter repercussão em outras subáreas da Música, tais como Composição, Musicologia, Etnomusicologia, Educação Musical além, é claro, da Performance Musical, que é o núcleo do Simpósio. O Simpósio prevê conferências, mesas-redondas que tematizam 1) a inserção acadêmica do violão nos países da região; 2) a produção científica e o conjunto de pesquisas que se baseiam ou se debruçam sobre práticas violonísticas; 3) as experiências pedagógicas em torno do violão; 4) a pesquisa artística e as práticas de performance ligadas ao instrumento; 5) a composição para violão. Além disso, estão programadas sessões de comunicação de pesquisa, com o objetivo de reunir o que tem sido feito, relativamente ao violão, nos Programas de Pós-graduação sobretudo brasileiros. O Simpósio também abrigará um Colóquio sobre música eletroacústica para violão. Por fim, e muito importante, o Simpósio compreende uma parte eminentemente artística, aberta ao público, com apresentações de músicos renomados do cenário brasileiro e latinoamericano em geral, além de oficinas didáticas (masterclasses e minicurso) para alunos de violão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: simposiodeviolao2017@gmail.com Mais informações: fb.me/simposiodeviolao

25/10/17

09h - PRIMEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE VIOLÃO

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte - MG).

Encontro acadêmico que visa proporcionar o diálogo na América Latina quanto à produção científica e artística relacionada ao violão. As atividades começam 9h e vão até as 22h. Uma vez que esse instrumento é muito presente nas práticas musicais latino-americanas em geral, pode-se presumir que as discussões do evento irão ter repercussão em outras subáreas da Música, tais como Composição, Musicologia, Etnomusicologia, Educação Musical além, é claro, da Performance Musical, que é o núcleo do Simpósio. O Simpósio prevê conferências, mesas-redondas que tematizam 1) a inserção acadêmica do violão nos países da região; 2) a produção científica e o conjunto de pesquisas que se baseiam ou se debruçam sobre práticas violonísticas; 3) as experiências pedagógicas em torno do violão; 4) a pesquisa artística e as práticas de performance ligadas ao instrumento; 5) a composição para violão. Além disso, estão programadas sessões de comunicação de pesquisa, com o objetivo de reunir o que tem sido feito, relativamente ao violão, nos Programas de Pós-graduação sobretudo brasileiros. O Simpósio também abrigará um Colóquio sobre música eletroacústica para violão. Por fim, e muito importante, o Simpósio compreende uma parte eminentemente artística, aberta ao público, com apresentações de músicos renomados do cenário brasileiro e latinoamericano em geral, além de oficinas didáticas (masterclasses e minicurso) para alunos de violão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: simposiodeviolao2017@gmail.com Mais informações: fb.me/simposiodeviolao

26/10/17

09h - PRIMEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE VIOLÃO

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte - MG).

Encontro acadêmico que visa proporcionar o diálogo na América Latina quanto à produção científica e artística relacionada ao violão. As atividades começam 9h e vão até as 22h. Uma vez que esse instrumento é muito presente nas práticas musicais latino-americanas em geral, pode-se presumir que as discussões do evento irão ter repercussão em outras subáreas da Música, tais como Composição, Musicologia, Etnomusicologia, Educação Musical além, é claro, da Performance Musical, que é o núcleo do Simpósio. O Simpósio prevê conferências, mesas-redondas que tematizam 1) a inserção acadêmica do violão nos países da região; 2) a produção científica e o conjunto de pesquisas que se baseiam ou se debruçam sobre práticas violonísticas; 3) as experiências pedagógicas em torno do violão; 4) a pesquisa artística e as práticas de performance ligadas ao instrumento; 5) a composição para violão. Além disso, estão programadas sessões de comunicação de pesquisa, com o objetivo de reunir o que tem sido feito, relativamente ao violão, nos Programas de Pós-graduação sobretudo brasileiros. O Simpósio também abrigará um Colóquio sobre música eletroacústica para violão. Por fim, e muito importante, o Simpósio compreende uma parte eminentemente artística, aberta ao público, com apresentações de músicos renomados do cenário brasileiro e latinoamericano em geral, além de oficinas didáticas (masterclasses e minicurso) para alunos de violão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: simposiodeviolao2017@gmail.com Mais informações: fb.me/simposiodeviolao